quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

PROJETO CÍRCULO DE CULTURA: FREUD PARA LEIGOS

Biografia de Sigmund Freud:

            Nascido em 1856 em Freiberg, Sigmund Freud mudou-se para Viena com 3 anos de idade. Lá, formou-se médico neurologista e iniciou sua vida profissional pesquisando o funcionamento do Sistema Nervoso, descobrindo a existência do neurônio, das sinapses, etc. Em 1895, com Joseph Breuer, Freud publica os Estudos sobre a histeria. Os casos coletados na obra fundamentam a técnica psicanalítica.
            Em 1930, pelo conjunto de sua obra, Freud recebe o prêmio Goethe, o mais importante prêmio literário da República de Weimar. No mesmo ano, morre Amália, sua mãe. Em 1838, muitos austríacos saúdam a anexação do país à Alemanha Nazista. Em março, o exército alemão entra em Viena. Em junho, os Freud fogem, via paris, para o exílio londrino.
            Freud morre em 23 de setembro de 1839 de overdose de morfina, que a seu pedido, o médico lhe havia aplicado. Há muitos anos vinha sofrendo de um carcinoma no maxilar.

Principais contribuições:
            Sem dúvida a principal contribuição de Freud foi a criação da Psicanálise, que permitiu um rápido e grande avanço científico na compreensão do comportamento humano. Contribui para o desenvolvimento da Psicologia, da Política, da Sociologia, e mesmo do campo artístico.
            No campo da psicologia, graças às teorias de Freud e seus muitos discípulos, o universo infantil foi mais bem compreendido, aceito, e reconhecido como um período próprio, marcado por transformações e desafios importantes, que uma vez perturbados podem gerar seqüelas pelo resto da vida do indivíduo.
            A psicanálise também trouxe descobertas importantes no campo da sexualidade, fazendo desta não somente um mero “tabu”, mas sim parte central de nossa existência enquanto seres racionais e sensíveis simultaneamente. A nova ciência não só trouxe alívio a muitos homens e mulheres que viviam oprimidos pelo peso de suas culpas e repressões, mas também libertou a cultura moderna de crenças e esteriótipos antiquados e prejudiciais à saúde mental.


                                     Natal Marsari Neto – Psicólogo Clínico

Nenhum comentário:

Postar um comentário